Notícia

POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar do Estado de Alagoas

Luan Miranda

 

A Polícia Militar de Alagoas realizou diversas apreensões durante esse sábado (19). Foram apreendidas quatro armas de fogo e diversas drogas, na capital e no Interior. Confira o resumo das ocorrências:

 

ROTAM

Durante uma incursão na Grota do Neno, no bairro de Feitosa, em Maceió, duas guarnições do Batalhão de Polícia Militar de Rotam foram informados de uma residência onde estava sendo realizado tráfico de drogas. Os militares foram até o local e com a autorização do proprietário iniciou uma busca domiciliar onde em uma das luminárias de teto do imóvel foram encontrados escondidos 380 gramas de maocnha, 48 gramas de cocaína e 20 gramas de crack. Também foram apreendidos  um celular e R$1.404,00 na posse do autor, que foi conduzido para a Central de Flagrantes, no bairro do Farol.

20 06 2021 rotam

 

3°BPM

Em Arapiraca, a guarnição da Rocam do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), estava em rondas ostensivas, quando recebeu uma informação de um local de tráfico de drogas no Bairro Bom Sucesso. Ao chegar no local os militares abordaram um indivíduo e com ele foram encontradas duas bombinhas de maconha. Em seguida a guarnição iniciou uma revista na residência com a autorização da proprietária, no local foi encontrado um homem que afirmou possuir um revólver escondido em um dos guarda roupas do imóvel. Os policiais encontraram a arma de fogo com 12 munições e duas bombinhas de maconha. Os homens de 42 e 21 anos foram levados à Central de Polícia para os procedimentos cabíveis. A ocorrência resultou na apreensão de um revólver calibre 37, 12 munições do mesmo calibre e quatro bombinhas de maconha.

 

Já durante a noite, a guarnição da Cavalaria do 3° BPM patrulhava na Avenida Pio XII, no bairro Planalto, quando se deparou com dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita. Os militares abordaram os dois suspeitos e na mochila de um deles foi encontrada uma arma de fogo artesanal calibre 12 com uma munição. Os homens de 15 e 19 anos foram conduzidos para a Central de Polícia para os procedimentos cabíveis.

20 06 2021 3 bpm

 

11° BPM

A guarnição da Rocam do 11° BPM estava em patrulhamento no Centro de Penedo quando avistaram dois indivíduos em uma moto em atitude suspeita. Os militares abordaram os suspeitos e com a mulher foram encontradas 60 bombinhas e um tablete de maconha, totalizando 127 gramas do entorpecente. A autora disse que estaria indo levar a droga para guardar na casa do condutor da moto, um homem de 29 anos. O casal foi conduzido para a 6ª Delegacia Regional de Polícia, em São Miguel dos Campos.

20 06 2021 11 bpm

 

1° CPM/I

Em São Miguel dos Campos, as guarnições do Pelopes da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) realizavam rondas no bairro Hélio Jatobá quando observaram um homem em atitude suspeita dentro de um carro. Os policiais abordaram o indivíduo e no veículo foi encontrada uma espingarda calibre 12 com 5 munições. O homem de 55 anos foi encaminhado à 6ª DRP.

20 06 2021 1 cpmi

 

2ª CPM/I

Na cidade de Joaquim Gomes, a 2ª CPM/I recebeu uma informação de que um dos suspeitos de um roubo a mão armada acontecido no último dia 17, estaria nas margens da Rodovia BR 101, na localidade da Aldeia Wassu Cocal. A guarnição do Pelopes se deslocou até o local e lá uma das vítimas do assalto reconheceu o indivíduo como um dos autores do crime. Ele foi conduzido até a sua residência e lá foi encontrada uma espingarda calibre 22 com três munições. O homem de 21 anos foi levado para a 8ª DRP, em Matriz do Camaragibe.

20 06 2021 2 cpmi

Domingo, 20 Junho 2021 12:06

PM realiza Operação Sossego Junino

O 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou na noite desse sábado (19) a Operação Sossego Junino, com o objetivo de orientar as pessoas quanto ao uso de som alto e, quando na condição de recorrente,  apreender aparelhos sonoros que estejam sendo utilizados de modo abusivo. A ação aconteceu no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.

 

A operação foi feita de modo integrado entre guarnições do 1° BPM, uma guarnição e o oficial de operações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), e com a Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Durante a ação foi apreendido um aparelho de som em um bar no Conjunto Virgem dos Pobres, confeccionado um Auto de Infração de Trânsito por recusa ao teste de alcoolemia, e também foram atendidos oito boletins de ocorrências e realizadas diversas abordagens de orientação quanto a vedação legal do uso abusivo do som e o cumprimento do Decreto Estadual acerca das normas sanitárias em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

O projeto piloto Na Base do Sossego concretizado na filosofia do Policiamento Comunitário, foi implementado na Base Comunitária do Vergel e vem obtendo reduções extraordinárias não apenas dos crimes de poluição sonora e perturbação do sossego alheio, mas também trazendo mais tranquilidade para a comunidade e ajudando também com a redução em crimes correlatos como violência doméstica, ameaça entre outros cujos autores geralmente associam o consumo de bebida alcoólica e som alto para cometerem. 

 

Apreensão de drogas

Ainda no bairro do Vergel do Lago, em uma ocorrência distinta, a Força Tática do 1º BPM recebeu uma denúncia sobre uma entrega de drogas na Praça Santa Tereza. Ao chegar no local a guarnição encontrou um suspeito com as características informadas que foi abordado pelos militares que encontraram em sua posse uma certa quantidade de maconha. Ao ser indagado pelos policiais, o homem de 30 anos informou que possuía mais drogas em sua casa. A guarnição se deslocou até a residência onde, após autorização, encontrou no inmóvel mais material ilícito. O autor foi conduzido à Central de Flagrantes, no Bairro do Farol. A ação resultou na apreensão  de 61 gramas de Skank, uma grama de cocaína, um celular e uma balança de precisão.

20 06 2021 1 bpm

A Polícia Militar de Alagoas exerce seu dever de trazer a segurança para todos os municípios alagoanos. Durante essa sexta-feira (18), e início da manhã de sábado (19), militares apreenderam armas e drogas, recuperaram um veículo roubado e realizaram uma fiscalização ambiental, no interior do estado. Confira a seguir:

 

BPA

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma operação de fiscalização no Povoado Penedinho, nessa sexta-feira (18), em Piaçabuçu. A ação foi realizada juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), e com o Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).Durante a operação foi constatada uma área desmatada e com queimadas em curso. Os envolvidos no desmatamento e das queimadas encontrados no local foram levados à  6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em São Miguel dos Campos, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência.

19 06 2021 BPA

 

3°BPM

Uma guarnição da Rocam do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu uma informação de uma motocicleta roubada na manhã dessa sexta-feira, na cidade de Arapiraca. Ao iniciar as buscas os militares abordaram dois indivíduos perto de uma motocicleta e após a abordagem foi constatado que se tratava de uma moto roubada. Um dos suspeitos era um menor de 15 anos, e afirmou que ele foi contratado por um terceiro para entregar o veículo ao comprador, o outro homem que estava com ele no momento da abordagem. Os abordados disseram saber onde os assaltantes moravam e que no local estariam outras motocicletas roubadas. A guarnição se deslocou até o local indicado pelos suspeitos onde foi recebida a tiros pelos indivíduos. Os militares revidaram a injusta agressão e um dos infratores foi atingido. Os policiais capturaram os criminosos e socorreram o homem ferido para o Hospital de Emergência. Os outros três autores foram conduzidos para a Central de Polícia. A ocorrência resultou na apreensão de uma motocicleta roubada, um revólver calibre 32, cinco munições do mesmo calibre e R$400,00.

19 06 2021 3 BPM

 

11° BPM

Na manhã deste sábado (19), em Igreja Nova, uma guarnição do Pelopes do 11° BPM realizava rondas ostensivas pelo Povoado Alecrim quando abordou um indivíduo com um pino vazio de cocaína, que assumiu ser usuário de drogas e que havia comprado o entorpecente em um bar no Povoado Rancho Alegre, na cidade de São Sebastião. Chegando no local indicado, os militares entraram no estabelecimento com autorização do proprietário e após revista encontraram 151 gramas de maconha, 37 gramas de cocaína, um revólver calibre 32 com três munições, uma balança de precisão e um aparelho celular. O autor, um homem de 24 anos foi levado para à 6ª DRP e foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

19 06 2021 11 BPM

 

2ª CPM/I

A 2ª Companhia de Polícia Militar Independente deu seguimento nessa sexta, à Operação Retruco nas cidades de Joaquim Gomes e Colônia Leopoldina. A ação teve como objetivo intensificar as ações de combate a ilícitos nessas áreas e contou com o apoio do Grupamento Aéreo da SSP.

19 06 2021 2 CIA

Sábado, 19 Junho 2021 12:56

PM apreende armas e drogas em Maceió

Durante essa sexta-feira (18), a Polícia Militar de Alagoas apreendeu armas e drogas na capital alagoana. Confira um resumo das ocorrências a seguir:

 

BOPE

Guarnições de Força Tarefa do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) patrulhavam no bairro do Trapiche da Barra quando se depararam com um homem em atitude suspeita, pilotando uma moto sem capacete. Os militares deram voz de parada e o suspeito numa tentativa de fugir acabou colidindo com uma das viaturas. Os policiais realizaram uma busca pessoal no indivíduo e com ele foi encontrado um revólver calibre 38 com oito munições. O infrator foi levado ao Hospital Geral do Estado para o atendimento médico e depois foi conduzido à Central de Flagrantes, no bairro do Farol.

19 06 2021 bope 2

 

No bairro do Poço, militares do BOPE patrulhavam pelo Vale do Reginaldo quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem policial, o suspeito informou que ele possuía passagem na polícia e que em sua casa estaria uma certa quantidade de drogas. As guarnições foram até a residência e, após a autorização, realizaram a busca domiciliar onde encontraram 190 gramas de maconha e R$390,00 em espécie. O autor foi conduzido à Central de Flagrante para os procedimentos cabíveis.

19 06 2021 bope

 

1º BPM

O 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu duas denúncias de tráfico de drogas. A primeira informava sobre um homem transportando drogas em um veículo no bairro da Levada. Uma guarnição se deslocou até o local onde encontrou um suspeito com as características repassadas e de pronto iniciaram a abordagem policial. Os militares revistaram o carro que estava com o homem de 34 anos e nele foi encontrado um tablete com 545 gramas de maconha, escondido embaixo do banco do passageiro. O autor foi levado junto ao material apreendido para à Central de Flagrantes.

 

Já a segunda denúncia informava que indivíduos guardavam drogas na Escola Estadual Hélio Lemos, na Ponta Grossa. Uma guarnição do 1° BPM foi até o local e encontrou 1,2 quilos de maconha escondidos no local. O material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes, para os procedimentos cabíveis.

19 06 2021 1 bpm

 

4° BPM

Durante patrulhamento no bairro do Pinheiro, guarnições da Força Tática do 4º BPM abordaram um indivíduo conduzindo uma motocicleta pela região. Após a busca pessoal, foi encontrado na posse do piloto um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. O autor foi conduzido à Central de Flagrantes e autuado por porte ilegal de arma de uso permitido.

 

No mesmo dia, durante a tarde de sexta-feira, militares da Força Tática e da P2 do 4º BPM receberam instrução de tática individual, prática de tiro e simulação de situações que podem acontecer no serviço policial, como: emboscada, progressão sob fogos, tiros em dupla, tiro em deslocamento, recargas emergenciais e tiros instintivos. O objetivo da ação foi qualificar ainda mais a tropa, levando assim, mais segurança para a população.

19 06 2021 4 bpm

Na manhã desta sexta-feira (18), os militares do 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) participaram de uma instrução sobre atendimento pré-hospitalar tático (APH Tático), na sede da Unidade, em Palmeira dos Índios.

 

Foram ministradas instruções teóricas e práticas de noções sobre atendimento sob fogo (First Responder), que abrange o atendimento pré-hospitalar em situações de combate, sobre os fatores que influenciam no socorro em combate e houve também a discussão de situações como: avaliação  inicial tática, contenção de hemorragias, procedimentos em pneumotórax e desobstrução de vias aéreas.

 

“ A instrução para nossa tropa deve ser constante, pois queremos que o policial militar esteja bem preparado para situações adversas. Isso refletirá em um melhor serviço prestado à sociedade e trará mais segurança para a população“, pontuou o major Diogo, comandante do 10° BPM. 

 

A execução da instrução obedeceu às normas de Distanciamento Social em virtude da pandemia de COVID-19.

 

WhatsApp Image 2021 06 18 at 13.25.06

A Polícia MIlitar de Alagoas promoveu a cerimônia de Passagem de Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar. A transmissão do posto de comandante foi feita do tenente-coronel, Eliezer Lisboa, ao tenente-coronel Cláudio da Silva.

A solenidade aconteceu na sede da Unidade Operacional da Região Norte, em Maragogi, no dia 16 de junho.

 

Durante a tarde desta sexta-feira (18), a Polícia MIlitar de Alagoas (PMAL) promoveu a solenidade de Passagem de Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na sede da Unidade Operacional da Região Norte, em Maragogi. A transmissão do posto de comandante foi feita do tenente-coronel, Eliezer Lisboa, que assumiu o comando do 3° BPM, ao tenente-coronel Cláudio da Silva, o atual comandante 6º BPM.

 

O Comandante-geral da PMAL, coronel Wellington Bittencourt, participou da cerimônia, e aproveitou a oportunidade para elogiar a tropa do 6º batalhão. “Vocês são heróis, pois estão nas divisas e fronteiras protegendo as entradas do nosso estado. Vocês  nos deixam orgulhosos com os resultados que estão alcançando na redução de índices de criminalidade”, parabenizou o coronel Wellington.

 

Também estiveram presentes no evento o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Lucena, o comandante do CPAI/III, tenente-coronel Klingérmario Araújo, além de diversas autoridades civis e militares.

 

Batalhão Costa Dourada

O 6º BPM  foi criado em 1994, localizado primeiramente em Porto Calvo, mas no ano seguinte a sua criação teve sua sede transferida para Maragogi. Atualmente é responsável pelo policiamento nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

 

O Novo Comandante

Natural da cidade de Flexeiras, o Tenente-coronel Cláudio ingressou na Briosa PM de Alagoas em 24 de janeiro de 1992. Fer o Curso de Formação de Oficiais  na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM)  onde foi declarado Aspirante a Oficial no dia 09 de dezembro de 1995. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2004 e o Curso Superior de Polícia em 2015, ambos também na APMSAM, onde também realizou o Curso de Direitos Humanos. É instrutor de Direitos Humanos pelo Ministério da Justica no Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Possu o Curso de Prevenção às Drogas e à Violência pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

O oficial superior já trabalhou anteriormente no 6º Batalhão e antes de assumir atualmente o comando da Unidade Operacional, exercia o cargo de subdiretor da Diretoria de Ensino da PMAL. 

 

Durante a manhã do dia 16/06 foi realizado a cerimônia de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do tenente-coronel Everaldo Liziário à major Josiene Lima. A solenidade foi um marco, pois é a primeira vez desde a sua criação em 2003, que uma mulher comandará a Unidade Especializada. 

 

A passagem de Comando é uma cerimônia militar que marca a transmissão do cargo de comandante de uma Organização Policial Militar (OPM).

 

Em diligências distintas, a Polícia Militar realizou durante essa quinta-feira (17), uma operação em União dos Palmares, apreendeu uma arma de fogo em Igreja Nova e encontrou um adolescente desaparecido em Barra de São Miguel. Confira o resumo das ocorrências:

 

2º BPM

O 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM), deflagrou a Operação Falcão, em União dos Palmares, nos bairros Nova Esperança e Newton Pereira. Foram empregadas diversas guarnições do batalhão,além do apoio do Falcão 03, um dos helicópteros que integram o Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. O objetivo da operação  foi intensificar as ações de combate a ilícitos na região. 

 

11° BPM

No município de Igreja Nova, uma guarnição do 11° BPM foi informada de um desmanche de motos no Povoado Remendo. Os militares foram até o local e lá encontraram uma espingarda artesanal calibre 12, dois chassis de motocicletas, partes de um motor e alguns celulares danificados. O material foi levado para a 6ª Delegacia Regional de Polícia, em São Miguel dos Campos.

WhatsApp Image 2021 06 18 at 08.26.39

 

5ª CPM/I

Uma Guarnição de Força Tarefa da 5ª Companhia de Polícia Militar Independente estava em patrulhamento pela Rodovia AL 101 Sul, na Barra de São Miguel, quando encontrou um adolescente caminhando atordoado pelo acostamento. Ao se aproximarem do menor, os militares perceberam que se tratava de um adolescente desaparecido que tinha sua foto circulando nas redes sociais. A guarnição entrou em contato com os familiares do garoto e o levou juntamente com o seu responsável para a Unidade de Pronto Atendimento do Francês, em Marechal Deodoro, para o devido atendimento médico.

Na manhã desta sexta-feira (18),o Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) promoveu um café da manhã para os comandantes das Unidades Operacionais que abrangem a sua área de atuação. O evento foi realizado no Regimento de Policiamento Montado (RPMon), no bairro de Chã da Jaqueira.

 

A solenidade foi uma forma de agradecimento ao trabalho desempenhado pelos batalhões para a redução dos índices de criminalidade, bem como pelo resultado imediato nas ações de Segurança Pública para a população alagoana.

 

Estiveram presentes no evento o Secretário de Segurança Pública do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, o Comandante-geral da PMAL, coronel Wellington Bittencourt,  o Secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Elias Silva, o comandante do CPC, coronel Carlos Luna, e o Diretor de Apoio Logístico, coronel Wilson SIlva.

 

WhatsApp Image 2021 06 18 at 08.54.04

Página 1 de 6