Notícia

POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar do Estado de Alagoas

Roberison Xavier

No final da tarde desse sábado (22), o Batalhão de Polícia de Rotam apreendeu duas armas de fogo e mais de cem gramas de entorpecentes no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.

Os militares da guarnição Rotam 90 realizavam patrulhamento de rotina pela Rua Novo Horizonte quando avistou um indivíduo em atitude suspeita num terreno baldio. Com a aproximação da viatura, o suspeito desapareceu.

No entanto, durante a varredura no perímetro, a equipe encontrou não só ele, mas também um comparsa deitados entre os arbustos. Após a abordagem, os indivíduos informaram que estavam com os materiais ilícitos, que foram encontrados perto da dupla.

No total, foram apreendidos dois revólveres de calibre .32 e .38; seis munições - sendo três de cada calibre; 97 gramas de maconha e 25 gramas de crack.

Diante das constatações, os infratores, que têm 19 anos, foram encaminhados à Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Judiciária, os rapazes foram autuados pelos crimes de Porte ilegal de arma de fogo e Tráfico de drogas.

Durante ações de fiscalização em feiras livres de seis municípios de Alagoas, a guarnição da Supervisão do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu 92 pássaros silvestres nesse sábado (22). As aves estavam sendo comercializadas de forma ilegal em gaiolas.

Os animais eram 21 Galos-de-campina, 15 Extravagantes, 12 Tuins, sete Sebitis, sete Jesus-meu-deus, seis Veludos, Seis Papa-capins, três Azulões, três Sanhaçus, dois Bigodes, dois Cravinas, dois Sabiás e um: Caboclinho, Xexéu-de-bananeira, Guriatã, Canário, Mané-mago e Periquito-da-caatinga.

Em seguida, os militares levaram as aves ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realização dos procedimentos necessários antes de serem liberados na natureza.

 

Estupro de vulnerável

A guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Teotônio Vilela, pertencente ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem de 42 anos no Centro da cidade, nesse sábado (22), após ele ser acusado de ter estuprado um menino de cinco anos. De acordo com a mãe da vítima, que acionou os militares, o infrator é marido da tia da criança. O indivíduo não resistiu a prisão e foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em São Miguel dos Campos, onde foi autuado pelo crime de Estupro de vulnerável.

 

Violência doméstica

Também nesse sábado, a guarnição do Cisp de São Sebastião, também pertencente ao 3º BPM, prendeu um homem de 33 anos após ele ter agredido fisicamente a companheira no bairro Alto do Cruzeiro. Os militares foram acionados pelo Copom para averiguar a denúncia feita pela própria vítima, que tem 44 anos de idade. Após ser localizado, o infrator foi levado à 6ª DRP e autuado por Ameaça e Vias de fato, enquadrados na Lei Maria da Penha.

 

Arma de fogo

Após denúncia, militares da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) apreenderam uma espingarda calibre .20 no sítio de um senhor de 57 anos de idade localizado na Fazenda Tibiriçá, em São Miguel dos Campos, na última sexta-feira (21). A busca no local foi autorizada pelo proprietário do imóvel, que chegou a tentar se desfazer do armamento. O infrator foi levado à 6ª DRP, autuado por Posse ilegal de arma de fogo e liberado após o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.

23 01 2022 1cpmi

Na madrugada deste sábado (22), o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu pistola calibre com oito munições no bairro Manoel Teles, em Arapiraca.

Os militares realizavam patrulhamento pela Rua Porto Calvo quando avistou três indivíduos em atitude suspeita dentro de um Volkswagen Gol, de cor branca. Após a abordagem, a guarnição encontrou o armamento embaixo do banco do condutor, que assumiu a propriedade do material ilícito.

Diante dos fatos, os três envolvidos na ocorrência foram levados à Central de Polícia, no bairro de Baixão, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Judiciária, apenas o motorista, de 27 anos, foi autuado por Porte ilegal de arma de fogo. Os demais foram liberados pela autoridade policial.

 

Roubo

A guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Craíbas, pertencente ao 3º BPM, foi acionada pela vítima de um roubo no Centro da cidade do Agreste Alagoano nessa sexta-feira (21). Segundo a pessoa, ela teria sido agredida quando caminhava pela rua na noite anterior por duas pessoas conhecidas no município e após os golpes teve o seu aparelho telefônico subtraído pelos infratores.

A vítima também afirmou que havia visto a dupla tentando vender o celular e indicou o local. Os militares se dirigiram até o local e conseguiram encontrar os suspeitos. Durante a abordagem, os dois indivíduos, que têm 18 e 23 anos de idade, confessaram a prática do roubo. Com isso, eles foram levados junto à Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas necessárias. O celular foi recuperado.

22 01 2022 3bpm3

Durante ações distintas, guarnições da Polícia Militar registraram apreensões no município de Maceió nessa sexta-feira (21). Ainda durante o desencadeamento da Operação Alçapão, o 4º BPM encontraram 240 gramas de maconha, 53 gramas de crack, 79 comprimidos de Rohypnol (tranquilizante com efeito de entorpecente) e uma balança de precisão numa área de mata do bairro Petrópolis.

Alguns indivíduos estavam no local, mas fugiram com a aproximação das viaturas. O material foi levado à Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, onde foi lavrado o Auto de Apreensão e Apresentação.

No bairro Benedito Bentes, o 5º BPM prendeu um jovem de 30 anos com um revólver calibre 357 com duas munições intactas, além de 300 gramas de maconha, 60 gramas de cocaína e 10 gramas de crack. O infrator foi conduzido à Central I e autuado por Tráfico de drogas e Porte ilegal de arma de fogo.

Já em Rio largo, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu 38 gramas de maconha e R$ 116,00 com um indivíduo de 18 anos no conjunto Antônio Lins. O infrator também foi encaminhado junto à Polícia Judiciária e autuado conforme a legislação vigente.

 

Violência doméstica

A Patrulha Maria da Penha prendeu um homem de 33 anos por importunação sexual contra a própria filha, de 12 anos de idade, nessa sexta, no bairro Santos Dumont. Segundo a vítima e a mãe dela, o infrator estava se masturbando na frente da menina. O indivíduo, encontrado em tentativa de fuga próximo a casa deles, localizada no loteamento Bosque do Sossego, foi conduzido à Central I. Uma equipe do Centro de Referência em Atenção a Criança e ao Adolescente (Crad) prestou apoio à vítima e agendou acompanhamento psicológico e jurídico na Sala Lilás.

 

Veículos roubados

A guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Lagoa da Canoa, pertencente ao 3º Batalhão da PM conseguiu recuperar quatro veículos roubados nessa sexta. Eles foram encontrados abandonados numa área do Sítio Cizilha, na Zona Rural do município do Agreste, após uma denúncia.

22 01 2022 3bpm1

No total, foram duas Honda Pop 110 de cor preta e dois ciclomotores, sendo um vermelho e outro preto. Diante do fato, os veículos foram levados à delegacia para formalizar os devidos procedimentos.

 

Operação Lei Seca

Guarnições pertencentes ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em conjunto com os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), realizaram mais uma ação da Operação Lei Seca entre a noite dessa sexta-feira (21) e a madrugada deste sábado (22), em Maceió.

A ação contou com o apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e aconteceu nos bairros Santos Dumont, Clima Bom, Barro Duro e Mangabeiras. Ao todo, foram registradas dez situações de alcoolemia, sendo oito recusas ao teste, um resultado positivo (0,28mg/L) e a prisão de um homem de 43 anos de idade. No total, foram confeccionados 47 Autos de Infrações por diversas irregularidades de trânsito e recolhidas sete carteiras nacionais de habilitação.

22 01 2022 leiseca

A guarnição do Oficial de operações do Batalhão de Polícia Militar de Rotam apreendeu mais de 26 quilos de entorpecentes no Terminal Rodoviário João Paulo II, localizado no bairro do Feitosa, em Maceió, nessa sexta-feira (21). Os militares chegaram ao local após receberem informações do Serviço de Inteligência da unidade especializada sobre o transporte de material ilícito oriundo de outra unidade da federação.

Ao chegarem ao local, a equipe avistou uma mulher com as mesmas características repassadas da pessoa que traria a droga. De imediato foi feita a abordagem e durante a entrevista policial, a jovem de 20 anos informou que tinha maconha dentro das duas malas que carregava.

Ela também disse que era natural de Aracaju, Sergipe, e teria ido buscar a droga em Vitória da Conquista, na Bahia, com o objetivo de transportá-la até a Capital alagoana. Para isso, teve a promessa que receberia uma quantia de R$ 1.500,00 e faria a entrega para um terceiro, mas não informou o nome deste indivíduo. Além da droga e das bolsas, um celular também foi apreendido.

Diante dos fatos, a infratora foi encaminhada à Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Judiciária, ela foi autuada pelo crime de Tráfico de entorpecentes qualificado com base no inciso V do Artigo 40 da Lei 11.343/2006.

 

Outra apreensão

O Batalhão de Rotam também registrou a apreensão de uma arma de fogo na madrugada deste sábado, no bairro Antares, na parte alta da Capital. Os militares realizavam patrulhamento de rotina pela Avenida Menino Marcelo quando foi informada por um transeunte que um indivíduo estaria armado dentro de um I/Audi A4 de cor escura.

De imediato, os militares iniciadas as buscas e conseguiram encontrar o carro suspeito. Durante a abordagem, foi encontrada uma pistola calibre 380, com 16 munições, dentro de veículo conduzido por um indivíduo de 33 anos. Diante da constatação, o infrator foi levado à Central I e autuado por Porte ilegal de arma de fogo.

22 01 2022 rotam1

Texto de Secom Alagoas

O Governo de Alagoas publicou o edital de retomada do concurso para o cargo de oficial combatente da Polícia Militar, em cumprimento a decisão judicial expedida em 11 de janeiro de 2022. O documento, publicado nesta sexta-feira (21), está disponível no Diário Oficial do Estado.

A publicação expõe que o resultado final das provas discursivas e a convocação para o teste de aptidão física (TAF) serão divulgados em data oportuna, no Diário Oficial e no site www.cebraspe.org.br.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o certame da PMAL faz parte do Ciclo de Concursos do Governo de Alagoas.

No início da tarde desta sexta-feira (21), guarnições do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam dois quilos de cocaína com dois jovens no bairro do Clima Bom, na parte alta de Maceió.

A apreensão foi feita na Rua Malásia, localizada no conjunto Colibri, durante o desbaratamento de Operação Alçapão, que contou com o apoio dos serviços de inteligência da unidade operacional e do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Os militares encontraram um casal em atitude suspeita, que com a aproximação das viaturas, tentou se desfazer de duas sacolas. Após a abordagem, foi verificado que a mulher de 18 anos e o rapaz de 17 anos estavam com o entorpecente e ainda uma balança de precisão.

Diante da constatação, os dois foram levados à Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Judiciária, a infratora foi autuada pelos crimes de Tráfico de entorpecentes, Associação para o tráfico e Corrupção de menores. Já o adolescente foi autuado por Ato Infracional análogo aos crimes de Tráfico de drogas e Associação para o tráfico.

 

Veículo roubado

Militares do 6º Batalhão da PM recuperaram uma motocicleta com queixa de roubo ou furto no Alto do Cruzeiro, em Maragogi. A equipe do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) realizava patrulhamento de rotina pela região, na última quarta-feira (19), quando avistou a Honda CG 150 Fan Esi, de cor preta e placa de Tamandaré-PE, abandonada. Após consulta, foi verificada a restrição. A moto foi então levada ao 92º Distrito Policial (DP) para a realização dos procedimentos cabíveis.

21 01 2022 6bpm4

Na tarde dessa quinta-feira (20), policiais militares do 6º Batalhão da PM de Alagoas e do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) participaram da tradicional procissão de São Sebastião, copadroeiro do município de Porto Calvo, no Norte de Alagoas.

Antes do cortejo, as equipes também prestigiaram a celebração de uma missa campal realizada em frente à capela que recebe o nome do santo, localizada no Centro da cidade histórica. Durante a procissão, os militares ainda ajudaram a carregar o andor com a imagem de mártir da Igreja Católica.

21 01 2021 6bpmrpmon2

Muito venerado pelos católicos de várias partes do mundo, São Sebastião foi homenageado durante dez dias com missas na Terra de Calabar. A festa do santo é celebrada há muitos anos entre os portocalvenses.

Além do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), da Rocam, do Grupamento do município e da Cavalaria, o Comandante do 6º BPM, Tenente-coronel Cláudio da Silva, também marcou presença durante o evento religioso.

21 01 2021 6bpmrpmon1

História - Nascido na França, Sebastião mudou-se ainda pequeno com a família para a Itália, onde optou por seguir a carreira militar do pai. No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus.

21 01 2021 6bpmrpmon4

Durante ações distintas, equipes de duas unidades da Polícia Militar registraram prisões e apreensões no município de Maceió, nessa quinta-feira (20). O Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) prendeu um foragido da Justiça pelo homicídio de Wanderson Manoel da Silva no conjunto Otacílio Holanda, no bairro Cidade Universitária. Ele foi encontrado em atitude suspeita durante o patrulhamento por uma rua onde estão localizados alguns bares.

Após a entrevista policial, o indivíduo indicou que havia drogas na casa abandonada que fica em frente ao estabelecimento comercial onde ele estava. Constatado o fato, os militares da Força Tática encontraram aproximadamente 500 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Diante da constatação, o infrator foi encaminhado à Central de Flagrantes I, no Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis quanto ao crime de Tráfico de entorpecentes e pelo cumprimento ao Mandado Judicial.

Já no bairro do Farol, a guarnição FT 15.1, pertencente ao 4º Batalhão da PM, prendeu um jovem de 22 anos após ele ter cometido um assalto dentro de um ônibus fingindo estar armado. Logo após o crime, a vítima desceu do coletivo e com a ajuda de um motorista de transporte por aplicativo acionou os militares que estavam patrulhamento pela região.

21 01 2021 4bpm

De imediato, os policiais iniciaram as diligências e encontraram o infrator na Rua Comendador Francisco Amorim Leão. Com o rapaz, a equipe apreendeu o celular e o cartão do transporte da vítima. Perante o flagrante, ele foi levado à Central I e autuado pelo Roubo. Enquanto era conduzido à delegacia, o infrator chegou a danificar a cápsula de retenção provisória da viatura.

Mais ocorrências

Também nessa quinta, militares do 8º Batalhão da PM prenderam um rapaz de 21 anos pelo crime de Receptação no loteamento Edite França, na Chã do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. A guarnição FT37 realizava patrulhamento quando avistaram o jovem pilotando uma Honda Bros vermelha com a placa amassada.

21 01 2021 8bpm

Após a abordagem, foi constatado que a moto possuía restrição para roubo ou furto. O indivíduo informou que havia comprado o veículo através de um site de vendas na internet de uma pessoa da Capital. Ele ainda chegou a apresentar uma documentação, mas ela pertencia a outra moto. Com isso, ele foi encaminhado à Central I e autuado conforme a legislação vigente. O celular dele também foi apreendido. O verdadeiro dono do veículo foi encontrado e afirmou que a moto havia sido levada da porta de sua casa, localizada no bairro Benedito Bentes.

Já o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 6º BPM apreendeu uma espingarda soca-soca na localidade conhecida como Risca faca, em Maragogi, na última quarta-feira (19). O armamento estava com um indivíduo, que fugiu com a aproximação da viatura policial. O armamento foi apresentado junto à Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis.

21 01 2021 6bpm1

O Pelopes do 6º BPM também apreendeu 30 bombinhas de maconha, seis pedras de crack e um celular durante uma incursão no município de São Luís do Quitunde, no último dia 11. O material foi encontrado com um rapaz de 21 anos de idade, que foi levado à 10ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Novo Lino, onde foi autuado por Tráfico de entorpecentes.

21 01 2021 6bpm

Texto de Ascom SSP/AL

Uma mulher alvo da operação Parabellum, foi presa na manhã desta sexta-feira (21), em Murici. Ela não havia sido encontrada durante a deflagração da ação, ocorrida no último dia 13, quando 12 pessoas foram presas.

A mulher de 21 anos estava na companhia de um homem de 22 anos, que também foi preso hoje, na Rua Gastão Tenório, região central de Murici. Ao avistarem a aproximação de uma viatura, a dupla tentou se desfazer de alguns materiais que carregavam jogando-os por cima de um muro. Outra viatura que passava pela rua paralela notou a movimentação e ao realizar a busca no terreno baldio, encontraram um revólver, uma bolsa com drogas e um celular.

A guarnição da Polícia Militar que estava mais próximo do casal procedeu uma busca pessoal e constatou que a mulher era um dos alvos da operação Parabellum que não tinha sido localizada no dia do cumprimento dos mandados.

Diante das informações, o casal foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Murici, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Os policiais também apreenderam 87 bombinhas de maconha, 50 gramas de maconha, 73 pedras de crack, um revólver calibre 38 com seis munições e um celular. Participaram da prisão as equipes RP-01 e RP-02 do CISP de Murici.

A operação Parabellum foi deflagrada no dia 13 deste mês e cumpriu 18 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em comércio de drogas na região central de Murici. Doze pessoas foram presas na ocasião.

Página 1 de 115