Quinta, 02 Dezembro 2021 13:07
COMBATE AO CRIME

Batalhão Ambiental apreende cinco armas e cerca de cem animais silvestres no Norte de AL

Uma das apreensões contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária, IMA e Secretaria de Segurança Pública

Materiais apreendidos pelo BPA em São Miguel dos Milagres Materiais apreendidos pelo BPA em São Miguel dos Milagres

Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam cinco armas de fogo e cerca de cem pássaros silvestres que vinham sendo mantidos em cativeiro em cidades da região Norte de Alagoas.

Os armamentos foram encontrados no município de São Miguel dos Milagres durante a Operação Comando Verde realizada entre essa quarta-feira (1º) e esta quinta (02). Uma das armas estava com um caçador. Ação foi deflagrada com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Também foram apreendidos dez cartuchos, duas coronhas de madeira, nove caldas e uma carcaça de tatu. No total, seis pessoas foram levadas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Novo Lino para a realização dos procedimentos cabíveis quanto aos crimes ambientais flagrados e também pela posse ilegal de armamento.

Ainda durante a ação, a guarnição Ambiental 2 registrou a apreensão de 27 aves silvestres, que se encontravam em gaiolas expostas em via pública, árvores e alpendres. Elas eram nove Patativas, sete Papa-capins, seis Sibites, dois Tizius, um Guriatã, um Sanhaço e um Galo-de-campina.

Já entre a terça (30) e a quarta (1º), a equipe Ambiental 2 e a Supervisão do BPA deflagraram a Operação Onda Verde nos municípios de São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Durante a fiscalização para coibir possíveis crimes ambientais, os militares encontraram aves em gaiolas penduradas em marquises e alpendres de residências.

No total, 71 pássaros silvestres foram apreendidos durante essa ação, sendo 17 Sibites, nove Papa-capins, sete Sanchaços, seis Sabiás, cinco Xexéus-de-bananeira, cinco Canários-da-terra, cinco Extravagantes, quatro Rolinhas-fogo-pagô, dois Tizius, dois Trinca-ferros, dois Galos-de-campina, dois Bem-te-vis, dois Curiós, um Guriatã-de-coqueiro, um Azulão e um Cavalo-melado.

Os 98 animais apreendidos nas duas operações foram levados ao Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cetas/Ibama).

02 12 2021 bpa1

Visita

Nessa quarta, o Batalhão Ambiental recebeu a visita do Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar. Na oportunidade, o Comandante do BPA, Tenente-coronel Roberto Júnior, apresentou os número da produtividade do último ano e o Secretário elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade especializada.

02 12 2021 bpa2