Quinta, 07 Outubro 2021 11:37
ESPECIALIZAÇÃO

PM forma segunda turma do Curso de Polícia Judiciária Militar

35 oficiais da Corporação passaram pelo CPJM, desenvolvido pela APMSAM

Oficiais concluintes participaram da solenidade de formatura Oficiais concluintes participaram da solenidade de formatura

A Polícia Militar de Alagoas acaba de finalizar a segunda edição do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM). 35 oficiais acabam de concluir o CPJM, desenvolvido pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), ocorreu entre 07 de agosto e 05 de outubro do corrente ano. A solenidade de formatura foi realizada na manhã desta quinta-feira (07) no auditório da APMSAM, no Trapiche da Barra, em Maceió.

Sob a presidência do Comandante-geral, Coronel Wellington Bittencourt, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel Thúlio Emery; pelo comandante da APMSAM, Coronel Neyvaldo Amorim; pelo Coronel Clayton Nascimento, Corregedor-geral; Tenente-coronel Carlos Azevedo, representando o Comando de Policiamento do Interior (CPI); Tenente-coronel Lúcio, que foi um dos instrutores do Curso; e a Tenente-coronel Rosa Coimbra, representando a Diretoria de Saúde (DS).

07 07 2021cursopoliciajudprimeiros

Durante a cerimônia foi realizada a entrega de certificados ao que obtiveram as três maiores médias: o Tenente Sebastião Grangeiro, seguido da Tenente Bárbara Hercília Padilha, e o 3º colocado, o Captão David Deleon Lopes da Silva.

Foi realizada a entrega de homenagem aos instrutores da APMSAM e à Promotora de Justiça Doutora Karla Padilha Rebelo Marques, cujo nome foi escolhido para denominar a turma. Doutora Karla Padilha é responsável pela Promotora de Controle Externo da Atividade Policial da Capital e também foi instrutora no curso. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo de agradecimento da própria promotora, que está em um compromisso fora do estado e no evento foi representada por sua filha, Mirella Padilha, acompanhada da equipe de assessoria.

07 07 2021cursopoliciajudhomenagens

Dirigindo-se aos oficiais alunos concluintes do curso, o Comandante-geral disse: “Este é um momento de agradecimento a Deus e de reconhecer os esforços que cada um demanda na sua caminhada profissional. Parabéns aos oficiais concluintes e parabéns a toda a equipe da APMSAM pela excelência com que vem atuando. Cremos que o curso serve de crescimento individual, mas representa um avanço significativo que se estende às unidades em que os senhores estão lotados. Uma tropa especializada se reflete em ganho para a Corporação para servir sempre com excelência e responsabilidade”, enfatizou.

A solenidade encerrou com a entrega da placa da turma, passada das mãos do Comandante-geral para o Corregedor-geral da PM. A placa onde constam os nomes de todos os concluintes será afixada na sede da Corregedoria-Geral. “Parece uma simples placa, mas tem um grande significado institucional. Trata-se de um símbolo, um marco histórico. Firma-se o compromisso de que a semente plantada hoje e frutos serão colhidos no dia a dia e no futuro”, finalizou o Coronel Bittencourt.

07 07 2021cursopoliciajudpadilha

CPMJ

Desenvolvido pela APMSAM, o Curso de Polícia Judiciária Militar especializou os oficiais da Corporação para o desempenho de funções na área de justiça e disciplina, capacitando-os para que possam assessorar seus comandantes, orientar o efetivo de suas respectivas unidades de lotação, além de decidir, presidir e atuar nos mais diversos processos e procedimentos correcionais.

A carga horária total de 200 horas-aulas foi distribuída em oito semanas. Os conteúdos foram ministrados de forma digital (conforme protocolos de segurança sanitária vigentes). A grade curricular proporcionou conhecimentos e experiências, permitindo aos oficiais instaurar, presidir e desenvolver procedimentos de polícia judiciária militar de acordo com a legislação vigente.