Terça, 21 Setembro 2021 13:15
ANIVERSÁRIO

Com formatura militar, Batalhão de Rotam celebra seus 20 anos

Ato solene marca encerramento do aniversário do Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada

Ato solene ocorreu na via onde a sede da Rotam está localizada, no Farol, em Maceió Ato solene ocorreu na via onde a sede da Rotam está localizada, no Farol, em Maceió

Seguindo com as comemorações dos 20 anos de sua fundação, o Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) Major Rodrigo Moreira Rodrigues realizou uma formatura militar alusiva à data. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (21), data oficial de sua criação, com a presença do secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, do Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Wellington Bittencourt e o do comandante da unidade especializada aniversariante, Tenente-coronel Marlon Araújo.

O ato solene ocorreu na Rua Princesa Isabel, no bairro Farol, em Maceió, em frente à sede da unidade, com a tropa formada pelo efetivo da unidade e participação da Banda da PM. A tradicional Oração de Rotam foi proferida pela tropa. Personalidades de diversas áreas que fazem parte da trajetória da OPM, além de militares que se destacaram no serviço ostensivo no passado e no presente foram reverenciados com entrega de placas.

21 09 2021rotam1

A solenidade foi acompanhada por autoridades civis e  militares, por policiais e seus familiares e também foi prestigiada com entusiasmo pelos moradores da região. A formatura encerra uma sequência de comemorações que iniciou com uma atividade no último dia 02, seguido da exibição de um documentário no cinema.

“Quero agradecer a esta instituição que é a Polícia Militar e reconhecer a importância da sua missão e contribuição. Aos integrantes do Batalhão de Heróis quero parabenizar nas pessoas do comandante, Tenente-coronel Marlon, do capitão Silvio César, subcomandante, e estender o cumprimento a todos os oficias integrantes do Batalhão de Rotam”, disse o secretário de Segurança Pública.

21 09 2021rotamhomenagemg

“Em nome do Sargento Sebastião, aqui homenageado, quero abraçar todos os praças e dizer que vocês fazem a diferença na hora que mais precisamos. É necessário muita coragem para sair de casa para dar a própria vida para proteger a sociedade e vocês fazem isso com maestria, eficiência e dignidade”, destacou Alfredo Gaspar se dirigindo ao efetivo.

“Confiamos nos senhores e dizemos que contem com o Comando-geral indistintamente. Do soldado ao coronel, temos a obrigação de resgatar e elevar o nome de uma instituição que é indispensável para a sociedade. Instituição composta por homens e mulheres que colocam sua própria vida em risco em prol da vida do próximo. Policiais que não negligenciam entrar e estar onde ninguém quer ir enfrentando diuturnamente a miséria, a diferenciação social, a segregação humana. Parabéns!”, disse o Coronel Bittencourt em sua fala, manifestando o orgulho de já ter integrado o Corpo de Oficiais da antiga Radiopatrulha.

21 09 2021rotamcmdt

“Gratidão” foi o termo que norteou o discurso do comandante do Batalhão de Rotam. O oficial superior agradeceu e enalteceu nominalmente a cada um dos militares e civis homenageados na solenidade e que têm seu papel de relevância na história da unidade.

“O sonho aconteceu e os protagonistas estão aqui. Ser um componente do Batalhão de Rotam representa servir com garra, verdade e buscar sempre proteger a sociedade. Esta é a missão que cumprimos há 20 anos da melhor forma possível. Estamos no caminho certo. Obrigado, tropa!”, enfatizou o Tenente-coronel Marlon.

21 09 2021rotamrocam

Histórico

O Batalhão de Rotam nasceu no dia 21 de setembro de 2001 como Batalhão de Polícia de Radiopatrulha e foi instituído pela Lei de Organizações Básicas da Polícia Militar de Alagoas. Subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), seu trabalho consiste em realizar policiamento preventivo e ostensivo na região metropolitana de Maceió e no interior de Alagoas quando necessário.

A bordo das viaturas ou sobre duas rodas das motocicletas (Rocam) tão características, trajando o uniforme rajado, as guarnições combatem a criminalidade, em especial, o crime organizado efetuando apreensão substancial de armas e drogas.

21 09 2021rotam5

Atuando com a doutrina de Radiopatrulhamento, ao longo dos anos, aperfeiçoou e modernizou seu efetivo, sua frota e seus equipamentos, passando a adotar no ano de 2015 a Doutrina de Rotam como pilar básico para as suas ações. É, portanto, a unidade da PM-AL responsável pelo patrulhamento tático motorizado e pela difusão desta doutrina dentro e fora da instituição. O pit bull e o raio vermelho simbolizam o trabalho diferenciado.

No mês de setembro do ano de 2016, a unidade foi batizada de capitão Rodrigo Moreira Rodrigues, em honra ao militar morto em serviço na noite do dia 9 de abril do mesmo ano. Em 2021, ano em que completa 20 anos, o antigo BPRp foi denominado Batalhão de Polícia de Rotam. A cor cinza passou a caracterizar e identificar as viaturas.