Sexta, 03 Setembro 2021 15:25
APERFEIÇOAMENTO

BPRv realiza formatura do V ETOR

29 militares concluíram esta edição do Estágio Tático Operacional Rodoviário

V ETOR formou, no total, 29 policiais militares V ETOR formou, no total, 29 policiais militares

Mais 29 militares conquistaram o direito de ostentar em suas fardas a manicaca do Estágio Tático Operacional Rodoviário (ETOR). Na manhã desta sexta-feira (03), a Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) promoveu a formatura da 5ª edição do ETOR. A solenidade foi marcada por homenagens, entrega de seus certificados de conclusão e da manicaca (que simboliza a especialização) que foi afixada no braço dos combatentes.

O ato iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Centro Musical da PM representado pelo Cabo Leandro Fernandes nos teclados e a Soldado Cláudia Pollyane no vocal. Em seguida, foi proferida a palavra e momento de oração conduzido pela Capelania Militar, com o pastor Tenente Irland Chaves. A solenidade seguiu com homenagens aos instrutores, aos militares e civis que contribuíram com o sucesso da 5ª edição e também aos destaques administrativos e operacionais do Batalhão.

03 09 2021etormanincaca

“Façam deste momento  um momento de gratidão a Deus e aos que conduziram o curso e, também, de gratidão a si mesmo. Valorizamos a qualificação e o conhecimento e os senhores e senhoras são prova disso. Parabéns por buscarem aperfeiçoamento para melhor servir à sociedade e, assim, elevar ainda mais o nome de nossa Corporação e dessa terra tão bonita que é Alagoas!”, disse o Comandante-geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, que presidiu o evento.

Os anfitriões foram a comandante do BPRv, Major Josiene Lima, seu subcomandante, Major Adriano Levy e tropa do batalhão rodoviário. Em sua fala, a comandante da unidade agradeceu o apoio da Corporação, dos militares que estavam na linha de frente ou nos bastidores, dos instrutores, além do apoio externo de instituições parceiras. Dirigindo-se aos formandos, a oficiala disse: “Os senhores venceram e chegaram até o final. Em cada etapa que acompanhamos e ao fim do curso foi gratificante perceber o empenho, a superação, o espírito de corpo que fez o ETOR ser o que foi”, destacou a Major Josiene.

03 09 2021etori

A oradora da turma, Soldado Ericka Milena, proferiu um discurso relembrando momentos vivenciados durante o Estágio. Sua fala também foi de agradecimento à Corporação, à unidade, aos envolvidos e aos familiares que apoiaram e incentivaram os militares. A Soldado encerrou dizendo: “Vencendo um dia por vez, conquistamos a manicaca, fizemos irmãos e fizemos história”.

Entre as autoridades presentes estiveram o Coronel Neyvaldo Amorim, comandante da APMSAM;  o Tenente-coronel Carlos Azevedo, representando o Comando de Policiamento do Interior (CPI); o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Tenente-coronel Marcelo Nogueira; o Tenente-coronel Guilherme Fortes, subdiretor de Apoio Logístico da PM; o Tenente-coronel Carlos Burity, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas; o Major Denner Mota, representando o Grupamento Aéreo de Segurança Pública e ainda representantes da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS); Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições que apoiaram o desafio.

V ETOR

Sob a coordenação do Capitão Grayson Samuel, que também foi um dos instrutores, a turma iniciou com 42 alunos, entre oficiais e praças, do próprio BPRv e de outras unidades operacionais a exemplo do BPTran, 4º BPM, 6º BPM, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e 4ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).

O ETOR surgiu como uma necessidade de dotar os policiais militares da unidade e de outras OPMs, de conhecimentos técnicos e táticos específicos para os novos enfrentamentos do combate rodoviário, que é travado diuturnamente nas rodovias estaduais contra a criminalidade, que se faz cada vez mais presentes nos dias atuais.

03 09 2021etorsertão

O Estágio iniciou no dia 16 de agosto, se estendeu por duas semanas e teve o total de 144 horas-aulas. A grade curricular incluiu disciplinas como: Atendimento pré-hospitalar tático, Técnicas individuais, Legislação de trânsito, Uso do talonário eletrônico e do etilômetro, Abordagem a veículos, Armamento e tiro, Noções de operações aéreas, Progressão em área de alto risco, Noções de gerenciamento de crise e direitos humanos, Noções de sobrevivência rural, Estágio prático supervisionado, entre outras. O turno, inclusive, passou por treinamentos na Caatinga.