Sexta, 27 Agosto 2021 09:56
PROTEÇÃO À MULHER

Comandante-geral participa do lançamento do App “Não”, em Palmeira dos Índios

Mulheres agora dispõem de ferramenta de denúncia, que deve ser ampliada para mais de 20 municípios

Aplicativo reúne uma rede de serviços e apoio às vítimas de violência Aplicativo reúne uma rede de serviços e apoio às vítimas de violência

O combate à violência contra a mulher acaba de ganhar uma nova ferramenta em Palmeira dos Índios, Agreste alagoano. Na noite desta quinta-feira (26) ocorreu o lançamento do aplicativo “Não”. O Comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Wellington Bittencourt participou da solenidade promovida pela Liga Acadêmica de Direito Digital do Campus Sertão do Cesmac (LADD) juntamente com a Associação AME.

O projeto nasceu dentro das atividades desenvolvidas pelos estudantes de Direito do Cesmac integrantes da LADD, que uniu forças com a Associação AME. A instituição sem fins lucrativos presta um serviço gratuito e amplo de acolhimento a mulheres vítimas de violência. O “Não” começa a ser utilizado em Palmeira dos Índios, mas nos próximos meses será ampliado para os 22 municípios alagoanos onde a AME está presente.

O evento de lançamento ocorreu no auditório da 3ª Subseção da OAB/AL com a participação da presidente da AME, Júlia Nunes e representantes da LADD; do comandante do 10º BPM, Tenente-coronel Nilton Rocha; do chefe da 5ª Seção do Estado-Maior Geral da PM, Tenente-coronel Galvãao e da vereadora por Maceió, Teca Nelma e convidados.

“NÃO”

Trata-se de uma ferramenta acessível e de fácil uso. Por meio do app, a vítima poderá acionar o apoio necessário. A AME receberá a informação e acionará a rede de suporte à vítima, incluindo a Polícia Militar, caso preciso. Para baixar o App, basta clicar no link na Bio do Instagram da @ladd_cesmac_sertao e seguir as instruções. Outra maneira é acessar a Google Play Store e, em seguinda,  buscar por “NÃO! A violência contra a mulher”.

O “Não” terá suporte para receber mídias e registros que confirmem a denúncia, mas terá criptografia para proteger as informações, de forma que há dados que serão de uso restrito da Polícia Judiciária.

O projeto se desenvolveu dentro da Liga Acadêmica de Direito Digital do Campus Sertão do Cesmac e teve como principal entusiasta e professor Sandro Melros. O fundador da liga faleceu no dia 24 de fevereiro deste ano, vítima de complicações em decorrência da Covid-19. O educador não chegou a ver o aplicativo em ação, mas seu ideal segue em desenvolvimento.

Apoio institucional

Em 17 de março deste ano, o Comandante-geral recebeu a acadêmica de Direito, Isabelle Mendes. Na reunião ocorrida na sede do Comando-Geral, em Maceió, a universitária, que é uma das responsáveis pela idealização do aplicativo, apresentou detalhes sobre a formatação e funcionamento da ferramenta digital que é totalmente gratuita e não tem fins lucrativos. A ideia foi abraçada com entusiasmo pela Corporação e, na ocasião, o Coronel Bittencourt manifestou seu apoio ao projeto.

27 08 2021appnao

Durante o lançamento, o Coronel entregou nas mãos de Isabelle um Certificado de Agradecimento acompanhado de um troféu em reconhecimento ao empenho da jovem juntamente como toda a equipe.