Sexta, 23 Julho 2021 14:09
HOMENAGEM

4° BPM recebe família do Coronel que dá nome à unidade

Comandante-geral participou da homenagem que também contou com participação do Centro Musical

Unidade recebeu das mãos da senhora Teresa, um quadro com a foto do Coronel (in memoriam) Unidade recebeu das mãos da senhora Teresa, um quadro com a foto do Coronel (in memoriam)

História, lembranças e uma justa homenagem. A manhã de sexta-feira (23) foi bastante representativa na sede do 4° Batalhão de  Polícia Militar (BPM), sediado no bairro do Farol, em Maceió. Com a presença do Comandante-geral, Coronel Wellington Bittencourt, a unidade recepcionou a família do oficial superior que dá nome ao 4°BPM: Coronel Carlos Pires de Azevedo (in memoriam). O militar exerceu a função de comandante-geral da PM entre maio de 1970 e julho de 1971.

“Este é um momento de grande satisfação e também de reflexão sobre memória, tradição, honra, legado e sobre valores tão caros como a família. Como 66º Comandante-geral desta instituição quase bicentenária, fico lisonjeado em participar deste momento de reconhecimento àquele que foi o 34º na galeria de comandantes. Seguimos firmes com a missão de elevar o nome de Alagoas e da Instituição contribuindo para um mundo melhor. Contem sempre com a Polícia Militar”, discursou o Coronel Wellington Bittencourt.

23 07 2021visitafamiliacelpiresa

A esposa do ex-comandante, a senhora Maria Teresa Pires de Azevedo, esteve acompanhada das filhas, genros, netos e bisnetos do militar, que faleceu na década de 1980, mas continua sendo exemplo e inspiração para toda família. Junto aos familiares estava o Coronel reformado Cleberon de Melo Costa, que além de amigo da família, também serviu no 4º BPM durante a ativa.

“Minha vida sempre foi cheia de emoções, mas vou incluir esta emoção de hoje como uma das principais. Hoje agradeço a Deus e a todos vocês” disse a matriarca, que também presenteou a unidade com um quadro contendo a foto do Coronel Pires e entregou uma moldura contendo uma foto da posse de seu esposo (no ano de 1970), ao atual Comandante-geral.

Visita

No breve momento realizado no auditório da unidade, o comandante do Batalhão, major Rivaldo Farias, apresentou o histórico, efetivo, estrutura organizacional e o trabalho de policiamento diuturno na área de 33,6Km² que abrange os bairros: Farol, Gruta de Lourdes, Pinheiro, Santo Amaro, Bom Parto, Mutante, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Pitanguinha, Rio Novo, Fernão Velho, Santa Amélia e parte do Tabuleiro do Martins e Clima Bom.

23 07 2021visitafamiliacelpiresex

O major também falou sobre o momento vivenciado. “Com a chegada de novos policiais, por determinação de nosso Comandante-geral, a Base Comunitária instalada na Praça do Conjunto Osman Loureiro,  foi reestruturada. Fortalecemos ainda mais o trabalho de proximidade com a comunidade, a exemplo da implantação do Projeto "Na Base do Sossego" que tem a missão de coibir o índice de ocorrências envolvendo Perturbação do Sossego e Trabalho Alheio”, esclareceu o major Rivaldo acrescentando que o batalhão tem registrado excelentes números em apreensões de armas de fogo e drogas.

23 07 2021visitafamiliacelpiresf

A solenidade que também foi prestigiada por representantes da tropa da unidade e pelo chefe da 5ª Seção do Estado-Maior Geral, Tenente-coronel Sérgio Galvão, encerrou ao som da Banda de Música da PM, que emocionou a família ao executar a canção “Amigos Para Sempre”.