Sexta, 12 Março 2021 15:53
DIA DO VETERANO

Pela primeira vez após sanção da Lei nº 8.276, PM-AL celebra o Dia do Veterano

13 de março foi instituído como data que reconhece o trabalho dos que completaram sua carreira na Corporação

Quatro militares veteranos representaram os demais homenageados pela data Quatro militares veteranos representaram os demais homenageados pela data

Eles abriram o caminho que os militares da ativa hoje percorrem. Por longo anos doaram sua força, seu suor e trabalho para que a Polícia Militar do Estado de Alagoas crescesse. Cumpriram a missão, completaram a carreira e fazem parte da Reserva Remunerada ou mesmo do rol de reformados: são os veteranos.

Entre as definições para o termo “veterano”, o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa apresenta: Antigo no serviço militar; Que exerce há muito um cargo, função, profissão; soldado antigo e mesmo militar que se invalida em serviço de campanha.

12 03 2021diadoveterano 7

Como forma de honrar e reconhecer estes homens e mulheres, a Lei Estadual nº 8.276, sancionada em 13 de julho de 2020, institui o dia 13 do mês de março como Dia do Veterano Policial Militar. Conforme está previsto no Artigo 3°, na manhã desta sexta-feira (12) uma formatura realizada da Academia  de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) marcou as celebrações alusivas à data.

Em decorrência da pandemia, a cerimônia foi reservada, com uso obrigatório de máscara pelo efetivo presente. Quatro militares inativos foram convocados para que, em nome deles, fosse estendida a homenagem aos demais. Foram eles, todos da Reserva Remunerada (R/R): o coronel Cícero Tavares Costa, a tenente QOA Silviany Domingues do Nascimento e os sargentos Aparecido da Silva Zú e José Cláudio Alves Almeida. O momento foi marcado pela emoção, além de entrega de diplomas e placa de homenagem.

12 03 2021diadoveterano 4

O comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt presidiu a solenidade. Ele falou sobre a importância da data e sobre o exemplo que os veteranos representam. “Todo ser humano merece reconhecimento e lembrança pelo que contribuiu. Nosso profissional deve e merece ser valorizado. Mesmo sendo com uma pequena representação e apesar das limitações da pandemia e cuidado, não poderíamos deixar a data passar em branco. Em nome dos quatro que aqui estão, que Deus cubra com todas as bênçãos a todos os policiais militares. Quanto aos que um dia chegarão à reserva e reforma, que tenham sempre suas referências e agradecimentos àqueles que lhes antecederam, lhes formaram e lhes ensinaram”.

Acompanharam o evento o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Thayronilson Emery – juntamente com três pelotões formados por alunos e comandados por tenentes do CFAP – e o chefe da 5a Seção do Estado-Maior Geral, major Sérgio Galvão.

12 03 2021diadoveterano 3

Um dos homenageados, o coronel Tavares, comentou a honraria: “Agradeço muito e observo, com orgulho, que participei da formação dos oficiais que fazem parte da cúpula da instituição atualmente, inclusive o próprio comandante-geral. É importante reconhecer o trabalho daqueles que dedicam sua vida pela segurança da sociedade, mesmo com o risco da própria vida. É motivo de grande satisfação ver a data instituída e ainda ser homenageado”, disse o coronel Tavares.

“Não se trata apenas de uma data que foi acrescentada no calendário, nem um simples ato memorial. Nossos veteranos representam a nossa história e a Lei sancionada pelo Governo do Estado ratifica essa importância. O valor daqueles que se doaram pela instituição e pela sociedade alagoana no passado, e assim, formaram as bases do presente que vivemos. Devotamos a eles nosso respeito”, finalizou o coronel Wellington Bittencourt.

Confirma mais detalhes acessando a galeria de fotos do evento..