Segunda, 08 Março 2021 14:36
8 DE MARÇO

Polícia Militar comemora Dia Internacional das Mulheres com solenidade virtual

Evento foi presidido pelo comandante-geral da PM e contou com a participação de representantes de várias unidades da Corporação

Pela primeira vez, evento comemorativo ao Dia da Mulher foi de forma remota Pela primeira vez, evento comemorativo ao Dia da Mulher foi de forma remota

Na manhã desta segunda-feira (08), a Polícia Militar de Alagoas realizou uma solenidade de forma remota para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt, e contou com a participação de policiais femininas representantes de várias unidades da Corporação.

Durante o encontro pioneiro, a Assessoria de Comunicação e a Banda de Música da PM prestaram homenagens a todas as mulheres alagoanas. “Esta foi a primeira que fizemos o nosso tradicional evento comemorativo de forma remota. Precisamos nos adaptar, tendo em vista a situação pandêmica em que vivemos, sem deixar de homenagear não só as policiais femininas, mas todas as mulheres do nosso estado. Pessoas guerreiras, elas têm conquistado cada vez mais espaço em nossa sociedade e merecem todo o nosso respeito”, afirmou o chefe da Ascom, major Sérgio Galvão.

Em sua fala, o coronel Bittencourt parabenizou e agradeceu o esforço das policiais no combate à criminalidade. “Hoje é uma data muito especial em que comemoramos o Dia Internecional da Mulher e também de agradecimento à vocês mulheres. Nossas heroínas que diuturnamente defendem nossa sociedade. Sei que posso continuar contando com vossa colaboração. Fica aqui meu carinho especial, meu abraço fraterno e respeitoso. Muito obrigado e minha continência para todas as mulheres de nossa Corporação. Fiquem com Deus!”, finalizou o oficial superior.

“Representando o 6º BPM, venho agradecer em nome de todas as PFens da unidade. Muito obrigada por toda presteza e sentimento. Feliz dia das mulheres para nós! Força e Honra, sempre!”, afirmou a soldado Tamires Soraya.

Entre as participantes também estava a soldado Yara Valentin, que enalteceu a importância de eventos que valorizem o trabalho dentro da Corporação. “Estou tomada pelo sentimento de gratidão e orgulho pela homenagem concedida. Este reconhecimento nos motiva a galgarmos mais firmes no nosso propósito de promover segurança pública para nossa sociedade. Feliz Dia, guerreiras!”, afirmou a praça.

No evento, a PM também fez uma homenagem à tenente-coronel Cláudia Falcão, que morreu no ano passado por causa do câncer. Familiares da oficiala participaram do encontro e agradeceram o reconhecimento pelo serviço prestado por ela.

Homenagem especial

Antes do evento on-line, a Polícia Militar também promoveu uma homenagem especial às duas índias que ingressaram na Corporação no ano passado. Atualmente, prestes a concluir o Curso de Formação de Praças (CFP), as soldados-alunas Simone Mendes e Silvânia Mendes. Elas são irmãs e integram o povo indígena da tribo Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios. Elas foram agraciadas com o diploma de Honra ao Mérito Ten Cel Cláudia Falcão Bastos. A comenda também foi entregue à capitã Danilva Cláudia, comandante da 3ª CPM/I e à soldado Nathália dos Santos, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

08 03 2021 homenagem

A mulher da PM-AL

O primeiro passo na trajetória da figura feminina na PM de Alagoas foi em 1988. As pioneiras ao oficialato foram enviadas para se qualificarem nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, retornando no ano de 1990 para exercerem suas funções na segurança pública. À época, ainda não havia Academia de Polícia em Alagoas.

Já em 1989, um grupo de 35 mulheres - finalizou o primeiro Curso de Formação de Soldados Femininos (CFSd Fem) e outras 11 guerreiras concluíram o de Formação de Sargentos Femininos (CFS Fem). Era a primeira vez que cursos, neste formato, ocorriam em terras alagoanas — tornando-se um marco na história da Corporação.

Atualmente a PM-AL possui 1.133 policiais femininas na ativa, incluindo as que estão de licenças, à disposição de instituições ligadas à Segurança Pública e também as que estão distribuídas no policiamento ostensivo e na atividade administrativa em todas as áreas da Corporação. Esse total representa aproximadamente 15,4% do efetivo total.

Além da capitã Danilva, que está à frente da 3ª CPM/I, há também outras mulheres em cargos de comando na PM de Alagoas, como por exemplo, a major Danielle Assunção e a tenente Priscila Cavalcante, que chefiam as patrulhas Maria da Penha de Maceió e Arapiraca, respectivamente, inclusive com bons resultados contra a violência doméstica.