Terça, 21 de Outubro de 2014
   
Texto

Governo fortalece segurança pública

Inauguração da quarta base comunitária em Maceió, ontem (04) 
 

O governador Teotonio Vilela anunciou nesta quinta-feira (04) uma série de medidas para conter o índice de violência em Alagoas. Ele confirmou para este ano a realização de concurso público para as polícias Militar e Civil, incluindo peritos, delegados e área administrativa e anunciou a implantação do sistema de videomonitoramento em Maceió.

O anúncio foi feito durante a inauguração do primeiro Núcleo Ressocializador do Sistema Prisonal Alagoano e reforçado durante a entrega da base de Polícia Comunitária do Vergel. .Além disso, Teotonio Vilela assinou a ordem de serviço para a construção de um presídio de segurança máxima com capacidade para 96 detentos que será construído próximo ao presídio de segurança média Cyridião Durval, no Tabuleiro do Martins.

O prazo de entrega da obra é de 90 dias. O aporte financeiro para a construção do presídio é de dois milhões e meio, com recursos oriundos do Fundo Especial de Segurança Pública.

 

Combate à violência

Alagoas é um dos estados que apostam na integração entre os órgãos de segurança pública com o sistema de justiça criminal para um combate mais efetivo à violência. A união de esforços foi defendida por membros do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, que realizou, nesta quinta-feira, a primeira reunião ordinária do ano.

Na ocasião, o secretário da Defesa Social, coronel Dário Cesar, reforçou que o planejamento estratégico do Estado para a segurança pública inclui diversas ações para a redução da criminalidade, dentre elas, a realização de concurso público para as polícias Civil e Militar, como também para a Perícia Oficial.

Os concursos foram autorizados nesta quinta-feira pelo governador Teotonio Vilela Filho, para a contratação de policiais civis e militares, delegados e escrivães, além de médicos legistas, peritos em local de crime e papiloscopistas. O governo também assinou a ordem de serviço para a construção do novo prédio do IML e do Instituto de Criminalística de Maceió.

 

Governo quer implantar 46 bases comunitárias no Estado

No final da manhã desta quinta, o governador entregou à comunidade do bairro do Vergel do Lago. A unidade é a quarta base de Polícia Comunitária implantada em Maceió e a quinta no Estado.

Com a unidade, os cerca de 30 mil moradores do Vergel do Lago passam a fazer parte do projeto de Polícia Comunitária, que já tem garantidos por parte do governo de Alagoas e do governo federal pelo menos 46 bases já assinadas para implantação em todo o Estado.

O governador Teotonio Vilela anunciou que pretende ultrapassar as 46 bases projetadas. “São 46 já certas, mas eu quero muito mais. Para isso, estamos conversando com o Banco Mundial para a possibilidade de viabilizar mais bases se possível todo o Estado”, revelou o governador.

“Queremos lembrar que a Polícia Comunitária é uma polícia diferente daquela a que estamos acostumados. Ela atua no sentido de interação com as pessoas, com a comunidade, justamente para evitar o crime e os delitos”, lembrou, ao destacar o projeto-piloto de Polícia Comunitária instalada há dois anos no conjunto Selma Bandeira, no complexo Benedito Bentes.

No Selma Bandeira, segundo as estatísticas, após a instalação da Polícia Comunitária, o índide de criminalidade diminiu em cerca de 75% e incentivou o governo e as comunidades a reivindicar núcleos de policiamento desse tipo em praticamente em todo Estado.

“Esse é um sonho que agora a nossa comunidade vê concretizado, porque com certeza vão diminuir os crimes relacionados, principalmente às drogas no bairro”, ressaltou Roberto Firmino, 44 anos, e morador há 28 do Vergel do Lago.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desfesa Social, as próximas cidades a receber um Núcleo de Policiamento Comunitário serão as cidades de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo. A primeira cidade do interior do Estado a receber o policiamento comunitário foi União dos Palmares. Na capital, além do Selma Bandeira e do Vergel do Lago, já foram contemplados o Clima Bom e o Jacintinho.

Fonte:Agência Alagoas 

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

CONCURSOS

Banner

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner
Banner

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

CONTATO

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner