Quarta, 22 de Outubro de 2014
   
Texto

Concurso da PM: Inscrições começam nesta sexta

Seleção oferece 1.040 vagas; são 1.000 para o cargo de soldado combatente e 40 para formação de oficial; Fernando Cardoso é um dos candidatos que estão se dedicando com muitas horas de estudo

O sonho de seguir a carreira militar tornou-se mais próximo desde o dia 27 de junho, quando o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Dimas Barros, assinou o edital que autoriza a realização do concurso, cujas inscrições serão abertas nesta sexta-feira (6).

Anunciado durante a solenidade de lançamento do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas e publicado no Diário Oficial do Estado da edição de 28 de junho, a seleção oferece 1.040 vagas, mais cadastro de reserva, sendo 1.000 para o cargo de soldado combatente e 40 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO/PMAL), que neste ano deixa de ser concorrido por meio de Vestibular.

Fernando Cardoso Souza, de 24 anos, é um dos candidatos à carreira militar. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), casado e pai de uma filha de 2 anos, ele se esforça para conciliar os horários de estudo e trabalho com transporte de cargas e ainda dar atenção à família. “Entrei no cursinho logo que saiu o edital, mas já venho estudando há bastante tempo. Vou tentar para os dois cargos e para isto, estou me dedicando ao máximo com muitas horas de estudo”, frisou.

Fernando explica que tem várias motivações para ingressar na PM. “Além do desejo de pertencer a uma instituição séria e com credibilidade como a Polícia Militar, também busco a estabilidade financeira. Minha família me incentiva e estou com uma expectativa muito boa desta vez”, conta.

De acordo com o Diretor de Pessoal da PM, tenente-coronel Louvercy Monteiro, a previsão é de que entre 5 mil e 10 mil pessoas se inscrevam para o Curso de Formação de Oficiais e entre 30 mil e 40 mil para soldado combatente. “Aguardamos um alto número de inscrições para este ano. A procura deve ser grande para os dois cargos, já que a prova foi marcada em uma data em que não haverá realização de vestibulares ou outros concursos”, explicou.

O concurso

As inscrições para o concurso têm início a partir das 10h desta sexta, dia 6, e seguem até o dia 27 de julho, através do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_al_12. A taxa para o cargo de soldado combatente é de R$ 70 e para oficial, R$ 90. Também é possível a isenção deste valor para os que comprovarem ser carentes, doadores de sangue ou desempregados, conforme as exigências do edital em cada um dos três casos.

A organizadora das provas será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), da Universidade de Brasília. Os que concorrerão ao cargo de soldado farão provas de línguas portuguesa e estrangeira, informática, ciências sociais, matemática e legislação pertinente ao policial militar. Já para o cargo de oficial, além destas, as provas também terão conteúdos de literatura brasileira e ciências da natureza.

Os candidatos aprovados na prova objetiva (de múltipla escolha) e discursiva (texto dissertativo de no máximo 30 linhas) passarão ainda pelo teste de aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental e investigação social.

Segundo o edital, a data provável para a realização das provas objetiva e discursiva é o dia 30 de setembro pela manhã para soldado e no período da tarde para oficial.

Entre as exigências para o certame está a idade de ingresso, que é de 18 a 30 anos, além da conclusão do Ensino Médio até a data de início dos cursos de formação. É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter aptidão física e intelectual para o cargo, ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, possuir bons antecedentes, entre outros.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Confira no link abaixo o edital na íntegra:

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM_AL_12/arquivos/ED._N_1__ABERTURA_PMAL_2012.PDF

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

CONCURSOS

Banner

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner
Banner

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

CONTATO

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner