Sexta, 21 de Setembro de 2018

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Erro
  • DB function failed with error number 126
    Incorrect key file for table './db_pm/jos_vvcounter_logs.MYI'; try to repair it SQL=INSERT INTO jos_vvcounter_logs (time, visits, guests, members, bots) VALUES ( 1537538400, 412, 354, 0, 58 )

Guardiões do Sertão Alagoano, os “Caatingeiros da Esperança” fazem visita de estudo em Maceió

Caatingueiros da Esperança durante visita pela Academia da Polícia Militar

Visando alcançar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atuando na educação e prevenção ao uso de entorpecentes e à violência, o grupo Caatingueiros da Esperança foi criado dentro da Caatinga, na região do município de Delmiro Gouveia, para atuar também na preservação deste bioma unido, exclusivamente do Nordeste Brasileiro.

É com esses objetivos que o sargento da Polícia Militar de Alagoas Carlos Alexandre, lotado no 9º Batalhão, reúne constantemente um grupo de jovens da região sertaneja do Estado desde o ano de 2016, quando o projeto foi criado pelo praça.

As reuniões costumeiras criam mecanismos para melhorar o desempenho dos participantes na educação básica minimizando a evasão escolar, ofertando cursos de capacitação técnica entre eles sobre a orientação no terreno com a utilização de bússolas; técnicas de operações em alturas, como o Rapel; nós e amarrações e também de Ordem Unida, que preza pela hierarquia e a disciplina, pilares da vida militar.

“Além das técnicas, atualmente tenho trabalhado também diretamente nas relações humanas, tendo em vista que os participantes são muito tímidos e inseguros, desmotivados a acreditar em outras conquistas”, afirmou o idealizador do grupo, sargento Carlos Alexandre.

Com o objetivo de proporcionar ainda mais experiência aos jovens, eles foram trazidos para uma visita de estudo à Capital Alagoana, Maceió, com o apoio de outros militares da briosa Corporação alagoana.

De 14 a 18 de fevereiro, os nove garotos que recebem as ações do projeto atualmente puderam visitar as instalações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), inclusive do Canil da Unidade, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), e ainda do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, além de participar da Formatura de inclusão do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, do Exército Brasileiro.

“Ainda tivemos um momento de espiritualidade na Igreja Adventista do Sétimo Dia e acampamos no Clube de Cabos e Soldados da PM. Foram momentos importantíssimos para cada um dos jovens atendidos por esse trabalho, que vem trazendo bons frutos. Inclusive fizemos dinâmicas de reflexão sobre todas as atividades desenvolvidas em Maceió e pudemos exercitar o espírito de corpo durante nossa instalação para os acampamentos, velando pela segurança de todos com método de plantão e quarto de horas”, disse o sargento C. Alexandre.

A expectativa é que o projeto Caatingueiros da Esperança receba parcerias e seja ampliado para mais municípios da região dando início a um novo ciclo de formações. “Estamos elaborando uma grade pedagógica com conhecimento sobre atendimento pré-hospitalar, habilitação náutica, Geografia e História de todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco, que é palco para grande parte das instruções ofertadas pelo projeto. E com a realização de parcerias com prefeituras e empresas aumentar o legado que vem sendo desenvolvido em prol de uma sociedade de paz e oportunidades”, finalizou o policial militar.

O projeto social Caatingueiros da Esperança ficou conhecido nacionalmente após ser apresentado durante a exibição de um quadro do programa “Como Será?”, da emissora de TV Rede Globo. O sargento Carlos Alexandre participou do quadro ‘Heróis possíveis para causas impossíveis’, que conta trajetórias inspiradoras de pessoas comuns. No quadro, o personagem principal da matéria foi José Francisco, um morador da região dos Canyons do Rio São Francisco, região pólo de preservação da caatinga em Alagoas, que desenvolveu o turismo ecológico numa área antes desmatada pela exploração do carvão.

Durante o programa, o sargento apareceu ministrando uma instrução prática de Rapel Tático e Resgate em Altura para os participantes do projeto. Ele afirmou na entrevista que em uma das idas e vindas ao local, para ministrar o esporte radical, conheceu José Francisco que de imediato o convidou para desenvolver o projeto social com crianças. A partir daí surgiu a ideia e foi desenvolvido a ação que tem transformado a vida de crianças e adolescentes do local.

Confira a reportagem do programa “Como Será?” exibida no em dezembro de 2016 aqui.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

INFORMATIVOS

Banner

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/intra/modules/mod_banners/tmpl/default.php on line 9