Terça, 23 de Janeiro de 2018

Ronda no Bairro movimenta espaços públicos com eventos culturais no Jacintinho

A população da área comercial do Jacintinho, perímetro coberto pelo Programa Ronda no Bairro (PRB), já percebe e aprova as ações implementadas pelo programa no dia a dia do bairro. Além do patrulhamento de proximidade, que permite estreitar laços entre os cidadãos e os agentes de segurança, as intervenções culturais em espaços de convivência mútua também agradam moradores e comerciantes.

A Central de Abordagem Social é responsável por organizar atividades lúdicas e criar parcerias para proporcionar à comunidade momentos de lazer e entretenimento em praças e mirantes dentro do raio de atuação do Programa. Dentro da programação cabem palestras educativas, ginástica laboral, aulas de capoeira, encontro de hip hop e grafitagem, rodas de diálogos e pequenas excursões a espaços e exposições culturais.

Toda essa construção é feita em parceria com os próprios moradores e frequentadores desses ambientes, os eventos são propostos de acordo com as sugestões desses atores, um fator importante para que desenvolvam o sentimento de pertencimento, para que se sintam inseridos em um processo de construção coletiva.

A tendência é que a comunidade comece a se empoderar e entender que a responsabilidade pela preservação desses espaços públicos também é dela, e isso envolve a manutenção do local limpo, a preservação das quadras esportivas, dos brinquedos para as crianças e da iluminação pública, por exemplo.

“As pessoas precisam entender que todos nós temos uma parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade mais harmônica. Através da participação ativa, de uma relação mais próxima entre agentes públicos e cidadãos podemos criar meios de prevenir a violência. Esse é um dos objetivos do Ronda no Bairro”, pontua o coordenador-geral do PRB, coronel da Reserva Remunerada Maxwell Santos.

Nesta sexta-feira (12), a partir das 17h, a Banda da Polícia Militar de Alagoas, se apresenta no Mirante Kátia Assunção, onde fica localizada a Casa de Direitos, no Jacintinho.

Efetivo da Rocam conhece em detalhes o Ronda no Bairro

Parte do efetivo da Ronda Ostensiva com Apoio de Moto (Rocam), da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), visitou, na tarde desta quinta-feira (11), a base administrativa do Programa Ronda no Bairro (PRB), no Palácio República dos Palmares. A intenção foi a de conhecer em detalhes a filosofia do programa e os procedimentos necessários para se voluntariar ao serviço.

A equipe foi recebida pelo coordenador operacional do Ronda no Bairro, capitão Jasiel Andrade, que explicou como são realizados os patrulhamentos de proximidade executados pelo PRB. “É importante frisar que o patrulhamento realizado pelo Ronda no Bairro, tem como foco o patrulhamento de proximidade, além das abordagens a elementos em atitudes suspeitas. Os militares, sejam eles da ativa ou da reserva, devem conversar com transeuntes, com comerciantes e com moradores. Ou seja, trabalhamos em sintonia com as necessidades da população”, disse o oficial.

Todos os voluntários executarão suas funções em seu período de folga, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de oito horas, no valor de R$ 160. Os primeiros 460 voluntários inscritos farão parte do quadro efetivo fixo do PRB, tendo garantidos de sete a oito serviços mensais. Para realizar a inscrição basta preencher os formulários disponíveis nos sites da PMAL ou do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

O Programa

O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Fonte:
Ana Daniella Leite | Assessora de Comunicação do Programa Ronda no Bairro