Sexta, 24 de Novembro de 2017
   
Texto

Alunos do COEsp participam de treinamento de Operações em Área de Montanha

Instruções ocorreram na Região da Chapada Diamantina, Bahia
 
Os alunos do II Curso de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Alagoas passaram por diversas instruções neste domingo (10), dando seguimento ao treinamento de Operações em Área de Montanha. As atividades foram ministradas por policiais militares do BOPE da PMBA e ocorreram na região da Chapada Diamantina, Bahia, local característico por sua enorme área silvestre.
 
O grupo participou de exercícios de escalada "top rope"; chaminé; descenso de resgate; acondicionamento e transporte de maca carregada em terreno de montanha; montagem de sistemas equalizados de ancoragem em pontos naturais e artificiais; bem como formas de acondicionamento e proteção de cordas.
 
Todas as atividades instrucionais estão tendo o suporte de emergência pré-hospitalar proporcionado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, através de 04 prepostos especializados em salvamento, e que contam com todo aparato de suporte básico de vida, além do DEA e oxigênio.
 
Nesta primeira fase do treinamento na região da Chapada Diamantina, se destacam as instruções de Operações em área de Montanha, que visam capacitar os alunos a conhecer as características climáticas e geomorfológicas, além de planejar e executar operações em ambiente de montanha, empregando técnicas de montanhismo, marchas, simulação de combate e resgate, nós e amarrações, emprego dos equipamentos de trabalho em altura, seus conceitos e características funcionais, auto-descenso, progressão em corda fixa, descenso de resgate, técnicas de escalada, confecção de linhas de trabalho, tipos de ancoragem, sistema de tração de cordas, comando Crow, tirolesa, teleférico, falsa baiana, técnicas de retomada de corda e cabo submerso.
 
Após a etapa de Montanha, o efetivo se deslocará para a cidade de Salvador para realizar treinamentos de operações rurais e técnicas de Contra Terrorismo, utilizadas em assalto tático; retomadas de meios de transporte de massa; notadamente aeronave e metrô; simulações de ocorrências críticas nestes recintos, executando as diversas técnicas de aproximação, ingresso e neutralização de ameaças, com realização de Instrução de tiro tático.
 
As instruções ocorrem entre o período de 8 a 21 de setembro. Atualmente o curso conta com 13 policiais, sendo sete da PM de Alagoas, e um representante dos estados do Amazonas, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Tocantins.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

Edital de seleção CPM 2018

CPM 2018

PESQUISE NO SITE

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner
Banner

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

CONTATO

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner

LINK CNCG