Sexta, 24 de Novembro de 2017
   
Texto

Desfile cívico-militar entusiasma e emociona integrantes da PMAL no 7 de Setembro


Banda de Música inicia desfile da Polícia Militar de Alagoas
 
Quinta-feira ensolarada, mas mesmo assim uma grande multidão prestigiou o tradicional Desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebrou os 195 anos da Independência do Brasil, na Avenida da Paz, na orla de Maceió. Integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), a Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícias Federal e Civil, além de alunos do Colégio da PM (CPM), alunos do Proerd e bombeiros mirins participaram desse momento único para toda a Nação. Entre autoridades, estavam presentes o Governador de Alagoas, Renan Filho, e o Comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.
 
O zelo com a apresentação, fardamento e com os equipamentos utilizados no desfile representam a dedicação de cada um dos envolvidos. E o orgulho da tropa é visto no olhar de quem desfila pela primeira vez bem como de quem há anos demonstra o patriotismo nacional, reconhecendo a importância do ato cívico para o povo brasileiro.
 
Os soldados Michelly Costa, de 30 anos, e Wellington Feitosa, de 29 anos, que vivem o primeiro Sete de Setembro como policiais militares e compõem o Batalhão de Polícia Ambiental, reconhecem o apreço que cada brasileiro deve ter para com este dia.
 

Soldados Michelly Costa e Feitosa participam pela primeira vez do Desfile de 7 de Setembro
 
“É uma honra pra nós, esperamos muito por esse momento. E estar aqui é tornar cada vez mais viva o zelo que devemos ter pela nossa Pátria”, afirmou a soldado Michelly Costa.
 
“É a primeira vez que participo desse dia tão memorável para o nosso país, que é o Dia da Independência, e estar desfilando pela Briosa, no Batalhão Ambiental, vai ser muito bom para demonstrar à população aqui presente como é grande a importância da polícia em defesa da sociedade”, disse o soldado Feitosa.
 
E a população que esteve lá acompanhando as evoluções das Unidades verdadeiramente não piscavam os olhos encantados com o apreço em demonstrar o trabalho da PM, tanto na capital quanto no interior do Estado. “Um momento muito especial. O que mais gostei foi quando os policiais levantaram um em cima do outro quando passaram nas motos”, afirmou a estudante Letícia Oliveira dos Santos, de oito anos, enfatizando a participação Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, pertencente ao Batalhão de Polícia Radiopatrulha (BPRp).
 

Unidades realizaram diversas apresentações durante a festividade
 
Mesma emoção externada pelos policiais que integram o BPRp. “Aqui no desfile a gente pode ter esse contato com a sociedade mostrando o quanto estamos preparados para defendê-la, e fazemos isso com muita moral e vibração. Tenho um orgulho muito grande, principalmente porque tudo é acompanhado por meus familiares e amigos, sempre me emociono”, afirmou o 3º sargento Marcos Xavier, de 43 anos.
 
“Cada ano uma emoção diferente, que começa desde os treinamentos até aqui. Pra gente é muito gratificante mostrar um pouco do que a gente faz diuturnamente pra ter uma Maceió mais segura”, disse o soldado Francimá de Araújo, de 34 anos, que também compõe a Batalhão de Radiopatrulha e há sete anos participa do desfile.
 
Há 13 anos integrando a tropa formada, o capitão Thomás de Assunção, de 32 anos, pertencente ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que comandou a Companhia das Unidades de Operações Especiais (BOPE, BPRp e Copes), enfatizou a participação dos alunos do Curso de Operações Especiais da PMAL que está em sua segunda edição contando também com a participação de militares de outros estados.
 
“Uma satisfação pessoal em estar desfilando no Dia da Independência do Brasil, que representa o marco da separação do país da Coroa Portuguesa. Eu tive a oportunidade em 2015 de participar como aluno do Coesp e sei o quão gratificante e satisfatório é participar desse momento. Tenho certeza que os alunos de segunda edição estão bastante emocionados e farão o melhor, vibrando como sempre. Os militares dos outros estados, com certeza, queriam estar desfilando com a Corporação deles, mas como não estão podendo, vão abrilhantar com essa representatividade”, disse o capitão Assunção.
 

Pelotão com alunos do II Coesp-Bope, integrante da Companhia comandada pelo capitão Assunção
 
E por falar em aluno, a estudante do CPM, Lorrane Matias, de 15 anos, reforça a importância dessa celebração. Para ela é um momento “pra mostrar às pessoas que a gente sente amor pela Pátria, mostrar reverência aos nossos antepassados que trabalharam para que esse dia fosse celebrado por nós”.
 
Da região mais seca e quente do Estado, militares da Companhia de Operações Especiais do Sertão também estiveram presentes com a execução da evolução que traz um pouco do trabalho desenvolvido. “Vamos mostrar técnicas de combate rural, usando a marcha de papagaio pra fazer a progresso avançando na área do inimigo, e em seguida vamos fazer a retração da patrulha, tudo parte do nosso dia a dia na Copes”, disse o soldado Aritano Souza, de 35 anos.
 
Todo o trabalho desenvolvido pelos policiais militares de Alagoas foi bastante aplaudido pelos presentes, elogiando as demonstrações do serviço ofertado em defesa da Segurança Pública que motivam novas gerações.
 

Jorge Verçosa, militar da Reserva Remunerada, ao lado da esposa e da filha de 10 anos, que pretende seguir carreira militar
 
“Tudo muito lindo, apresenta o que a população tem a disposição na área da segurança como um todo. Mostrar também à comunidade que a PM é parceira e está a favor das pessoas. Um momento que serve também de incentivo pra minha filha de 10 anos que pretende seguir a carreira militar”, afirmou Jorge Verçosa, de 54 anos, militar da Reserva Remunerada da PM de Alagoas.
 

Governador Renan Filho e Comandante-geral da PM, Cel. Marcos Sampaio, reverenciam Bandeira Nacional
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

Edital de seleção CPM 2018

CPM 2018

PESQUISE NO SITE

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner
Banner

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

CONTATO

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner

LINK CNCG