Segunda, 25 de Setembro de 2017
   
Texto

Dia da Independência; Polícia Militar abrilhanta desfile de 7 de Setembro

Unidades realizaram diversas apresentações durante as festividades
 
Em comemoração ao 195º aniversário da Independência do Brasil, milhares de pessoas foram até a Avenida da Paz, Centro de Maceió, durante a manhã desta quinta-feira, para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. O evento contou com a participação do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e SEPREV.
 
O público rapidamente preencheu todos os espaços da arquibancada montada, além de ter ocupado toda a margem do corredor por onde as tropas desfilaram. A senhora Jaci Maria, de 77 anos, moradora da Forene, relatou que acordou às 4h30 da madrugada com o objetivo de conseguir um bom local para assistir as apresentações.
 
“Moro há 30 anos na Capital e, desde então, nunca perdi um desfile, para mim é um prazer acordar cedo e pegar o ônibus, sei que irei me divertir com a beleza desta festa. Gosto de ver os policiais passando, os helicópteros voando e as exibições, minha admiração só cresce a cada ano”, enfatizou a aposentada.
 
Como previsto, o governador Renan Filho chegou ao local às 8h30, acompanhado da primeira dama, e sendo recebido por diversas autoridades civis e militares, entre elas, o secretário de segurança pública, coronel Lima Júnior; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio. Em seguida, o chefe do poder executivo estadual realizou a tradicional revista a todos os componentes da tropa.
 
Após todo o protocolo, coube ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar iniciar as apresentações. Com um belíssimo espetáculo, os militares passaram com seus helicópteros próximos ao público. No final, dois deles desceram das aeronaves por meio de rapel e entregaram a bandeira de Alagoas ao governador.
 
Posteriormente, ocorreu o desfile dos efetivos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), bem como da Polícia Federal.
 
Dando continuidade a festa, foi a vez da Polícia Militar abrilhantar o evento. Tendo a frente à Banda de Música da Corporação, os policiais de diversos batalhões, enriquecidos pelos alunos do Colégio Tiradentes, vibravam a cada passo dado na avenida, entoando canções de caserna, sem economizar na altura de suas vozes.
 
A primeira unidade especializada a aparecer foi a do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que juntamente com o seu Canil, realizaram simulações de deslocamentos e abordagens a suspeitos, seguidamente do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), que encantaram o público através de suas motocicletas, realizando diversas manobras de alto grau de dificuldade, entre elas, a formação de pirâmide, na qual, oito policiais trafegaram em quatro motos.
 
Em um dos momentos mais emocionantes do dia, o filho do major Rodrigo Rodrigues, morto durante uma abordagem, em março do ano passado, no bairro da Santa Amélia, entregou um buque de flores para a primeira dama.
 
Também fizeram parte da festa, cerca de 200 alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Escolas públicas e privadas encantaram o público com suas músicas e danças. Um boneco com a forma de um leão, símbolo do programa, foi entregue a Renan Filho.
 
Conjuntos do Regimento de Polícia Montada (RPMon) encerraram a participação da Polícia Militar. Exibindo seus belos animais, os pelotões de Choque e dos Dragões da Independência deram um toque especial à cerimônia, que foi complementada com as presenças dos efetivos do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e SEPREV.
 
O coronel Marcos Sampaio elogiou a qualidade das exibições, em especial, as realizadas pela Corporação ao qual está à frente.
 
“O 7 de Setembro é uma data especial para toda nação brasileira e, principalmente, para todos os militares, que diariamente vão as ruas combater a criminalidade e defender a nossa população. Hoje é o dia de recebermos o carinho da sociedade, celebrarmos com orgulho a Independência, símbolo máximo da liberdade de nosso povo”, enfatizou o comandante-geral da PM.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

PESQUISE NO SITE

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner
Banner

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

CONTATO

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner

LINK CNCG