Domingo, 16 de Junho de 2019

Texto

Videomonitoramento ajuda nas ações da Polícia Militar durante carnaval de Rio Largo

Trabalho conjunto tem como objetivo reforçar ações contra delitos durante festejo

Quanto mais aliados para a construção de uma sociedade mais segura melhor. É com este pensamento, que a Polícia Militar de Alagoas tem utilizado diversas ferramentas para garantir de forma mais eficaz a segurança dos foliões nas festas do carnaval.

Em Rio Largo, por meio do 8º Batalhão, a PM está tendo o auxílio do videomonitoramento nas ações de preservação da ordem pública. O sistema de videomonitoramento, que já é utilizado pela Corporação em grandes festas, foi instalado na região central do município da Região Metropolitana de Maceió.

A instalação se deu a partir de uma parceria público privada entre a PM, a Prefeitura de Rio Largo, comerciantes e a empresa de segurança Ativa, que gerencia câmeras instaladas na região. A empresa Skuidnet liberou uma conexão com 100 megas via fibra ótica para o desenvolvimento do projeto, que é uma arma no combate à criminalidade.

O ônibus cedido pelo 1° Batalhão da PM serve como base de comando das ações e recebe o sinal dos equipamentos, que captam imagens em alta definição. São mais de 30 câmeras, liberadas pela Prefeitura da cidade e comerciantes, que estão em pontos estratégicos do corredor da folia, onde estão acontecendo shows e desfile de blocos, do entorno e da região onde estão instalados os banheiros químicos.

Os trabalhos foram iniciaram no sábado de Zé Pereira (02) e já ajudaram nas ações da PM. Algumas discussões tiveram a intervenção de guarnições da Corporação após acionamento da equipe que está na sala de videomonitoramento. Além de policiais militares, agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) de Rio Largo fiscalizam as imagens.

Equipes acompanham câmaras cedidas por prefeitura e comerciantes de Rio Largo

“É um trabalho conjunto em prol de uma festa cada vez mais segura. Nós temos a missão de garantir a tranquilidade do folião e é por meio dessa parceria firmada que estamos buscando efetivar nosso objetivo”, afirmou o comandante do 8° BPM, tenente-coronel Marcos Ferreira de Lima.

“Estamos tendo uma otimização e dando uma resposta mais rápida nas ações. Os trabalhos, que desta maneira acontecem pela primeira vez em Alagoas, seguem até o fim do carnaval”, concluiu o oficial superior lembrando que graças a parceria, a PM também recebe imagens em tempo real das câmeras por meio de um aplicativo no aparelho celular.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Campanha PMAL